RECEITAS De CULINÁRIA

Receita Ovos Moles de Aveiro

Receita Ovos Moles de Aveiro


A verdadeira receita dos ovos moles




-



CONFECÇÃO



8 gemas de ovos
300 g de açúcar
60 g de farinha de arroz

Leva-se o açúcar ao lume com um copo de água e deixa-se ferver até fazer ponto de espadana (117º C).
Entretanto, dissolve-se a farinha de arroz em 1,5 dl de água fria. Adiciona-se o açúcar a esta solução e leva-se a mistura a cozer durante 5 minutos.
Retira-se a mistura do lume, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se uma pequena porção deste preparado morno ás gemas. Misturam-se os dois elementos e leva-se tudo novamente ao lume para cozer as gemas e engrossar, até os ovos-moles terem a espessura desejada.
Servem para rechear moldes de hóstia ou encher barricas de madeira.

Antigamente, por uma questão de poupança, juntava-se aos ovos-moles arroz cozido ou farinha de arroz. Essa prática é ainda hoje frequente, embora negada por todos os fabricantes de ovos-moles de Aveiro. Há também quem utilize a água de cozer o arroz sem ser lavado.





Pão ázimo ou Hóstia


Receita tradicional




  • Ingredientes




    • um quilo de farinha de trigo ou integral




    • meio litro de água fria




    • meio copo de azeite




    • sal a gosto









  • Modo de preparo




Amasse bem os ingredientes. Com o auxílio de um rolo, abra a massa bem fina, coloque-a em uma forma levemente untada e com a ponta de uma faca, risque em formato quadrado. Isso facilita o partir. A massa deve ficar bem fina, praticamente transparente.







4 comentários:

reformas de viviendas disse...

He visto tu sitio web surfeando en la web. Me encanta el materia en su contenido y su presentacion. Me lo he guardado este sitio www en mis bookmarks y pienso venir por aqui con frecuencia. Gracias.

Paula Salgueiro via Facebook disse...

amo de paixao

Joao Zagallo via Facebook disse...

Descubri quem visita o meu perfil descubra voce tambem -> http://www.facebook.com/pages/66/118155778325990?sk=app_190322544333196

ines disse...

Fiz esta receita e ficou muito mau mesmo, nao a consistência, estava tudo direitinho, mas o sabor que a farinha dá aos ovos moles, pelo menos a farinha de arroz, é intragável.

Enviar um comentário